• CEMF ALDEOTA  3253-0044
  • CEMF DUNAS  3262-0144

Cemf surgiu assim...

A Creche Escola Mundo da Fantasia, nasceu em 20 de julho de 2001, na Rua Ildefonso Albano, 1171 Bairro: Aldeota - Fortaleza-Ce, sob a direção da pedagoga Viviane de Oliveira Meneses, que desejava criar uma Creche Escola de qualidade, abrangendo os níveis escolares de Educação Infantil e Ensino Fundamental, priorizando a educação e o bem-estar. O nome surgiu de uma música de um amigo “No mundo da fantasia, na terra do bem querer...” que simbolizava um mundo dos sonhos, um mundo infantil. A sede Dunas foi inaugurada em 08 de agosto de 2013 na R. Coronel José Aurélio Câmara, 911 Bairro Dunas - Fortaleza-Ce, transformando sonhos em realidade, proporcionando um lugar ainda mais amplo com espaços arborizador nos quais a criança tem contato com a natureza e animais. A Creche Escola Mundo da Fantasia conjuga em seu cotidiano a firmeza de uma formação integral e a ousadia de novos métodos, recursos e conteúdos, tendo como objeto a promoção humana nas suas dimensões científicas, ética e social atuando em diversos níveis do desenvolvimento humano, os quais recebem atenção especial por parte de uma equipe dinamizadora que busca a potencialização do desenvolvimento infantil. A escola abrange os níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental visando abranger a criança em sua totalidade, como Wallon (1941) menciona uma educação da pessoa completa, ou seja, em seus aspectos afetivos, psicomotor e cognitivo.


Nossa missão Cemf

Propor ao aluno o ensino integrado e participativo. Formar alunos dinâmicos, críticos e cientes de seus direitos e deveres como cidadãos, preparando-os para a sua vivência de mundo e para o desenvolvimento pleno de novas competências, habilidades e atitudes que estimulem a responsabilidade social e o compromisso com o saber. Formar um cidadão humanista, que resgate os valores essenciais à vida como respeito, solidariedade, justiça, amor fraterno, verdade, amizade, ética, valorizando a cultura e a prática da cidadania.


Proposta Pedagógica Cemf

Nosso Projeto Pedagógico é fundamentado na concepção sócio interacionista, respaldando-se nos estudiosos, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev Vigostysk, que estudaram o desenvolvimento humano, a partir de uma visão holística no qual o homem é percebido como sujeito que pensa, sente e age sobre o mundo diante de experiências vividas. Nossa proposta leva a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, do espaço, das relações com o meio e com o outro, e através disso, desenvolver a capacidade de observar, descobrir, pensar e refletir, fazendo da criança o centro do processo de ensino-aprendizagem.

Equipe Multidisciplinar Cemf

O serviço da Equipe Multidisciplinar do Mundo da Fantasia é composto por psicóloga, fonoaudióloga e nutricionista. Tem como objetivo facilitar o processo educacional por meio de trabalhos integrados com pais, alunos, professores e outros profissionais, facilitando assim, a formação integral da criança. A atuação ocorre através de observações, acompanhamento das crianças em sala de aula, inseridas no ambiente escolar, avaliando assim, suas habilidades e dificuldades, que devem ser desenvolvidos no contexto escolar. Os professores são orientados em treinamentos pedagógicos e individualmente, atendendo a necessidade da turma e da criança. A família poderá solicitar à coordenação uma orientação à equipe por meio de um pedido formal, obtendo retorno no prazo de 01 (um) mês, em virtude da rotina de observação da equipe. Essa orientação é um complemento de um acompanhamento individual realizado fora da Escola a critério da família para resolver questões particulares, dúvidas ou a pedido da Escola. Não realizamos intervenções, atendimento individual ou diagnosticamos. Nosso intuito é colaborar com a criança, a família e os profissionais que a acompanham. Nossa equipe realizará um relatório por etapa, para um melhor acompanhamento da família. Acreditamos que, a partir das atuações da equipe, família e Escola, alcançaremos o principal objetivo, que é o bem-estar das nossas crianças.