Educação Fundamental
Nosso Ensino Fundamental se enquadra numa perspectiva integrada e participativa do aluno e objetiva a construção de indivíduos participativos, dinâmicos, críticos, cientes de seus direitos e deveres. Formamos verdadeiros cidadãos para o mundo. Estimulamos nossos alunos a enfrentarem desafios para que possam atuar com sucesso no futuro respeitando sua individualidade, o desenvolvimento pleno de novas competências, habilidades, atitudes que estimulem responsabilidade social e o compromisso com o saber. Um ambiente desafiador é apresentado aos alunos na medida em que eles possam desenvolver seus conhecimentos acadêmicos ampliando sua consciência social. A criatividade e a curiosidade são estimuladas nas diversas formas de conhecer o mundo. Utilizamos aulas multimídias como um apoio pedagógico aos nossos alunos, para que possam ter uma outra forma de aprendizagem. Dinamicamente nossos conteúdos são compartilhados através de um rico material didático selecionado para trazer informações e integrar os alunos a esses conhecimentos e novidades.
English World
Mundo Financeiro
Mundo Maker/Robótica
Projeto Anual Cemf
Despertando Valores no Mundo
Como Escola Laica, ensinamos as crianças no do dia a dia a respeitar os outros, a não ter preconceito, a ajudar o próximo, a preservar a natureza, a usar as palavras mágicas como “obrigado”, “por favor”, “com licença”, a ouvir opiniões, a fazer críticas construtivas, a ter valores como respeito, amizade, sinceridade e compromisso em suas ações.
Mundo da Leitura
Nosso cantinho de leitura oferece uma programação dinâmica e interativa, com oficinas e convidados especiais (personagens, fantoches e dedoches). Tudo com o objetivo de despertar na criança o interesse pela leitura. Os livros adotados são atuais, atrativos, organizados e limpos, pensando também na saúde das crianças. Realizamos quinzenalmente as sexta-feira a “Ciranda de Livros”, onde a criança leva um livro para casa para ser lido junto com a família, tornando assim a leitura mais prazerosa.
Mestre-Cuca Cemf
Projeto de educação nutricional e receitas culinárias realizadas com as crianças de acordo com a idade. Através do projeto incentivamos uma alimentação mais saudável e melhoramos os hábitos familiares. Convidamos mensalmente os familiares de uma criança para realizar receitas com as crianças, promovendo uma maior interação entre família e Escola.
Mundo Artístico
Contempla a artes, o teatro e a música na rotina diária da criança. Trabalhamos a socialização, a interação, a inibição, a criatividade, a oralidade, a percepção, a inteligência, a coordenação motora, a desenvoltura, o ritmo, a imaginação e outros.
Mundo Psicomotor
Trabalhamos a psicomotricidade com as crianças por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, trabalhando o corpo, a mente, o espaço, o tempo, o raciocínio lógico, o respeito pelo colega, regras, limites etc. Por meio do brincar ela compreende o mundo e a aprendizagem se torna mais prazerosa.
Projeto Gerador CEMF “Curiosos por natureza”
Projeto de Educação Financeira CEMF
Projeto Valores CEMF
Projeto de Leitura CEMF
Sistema de Avaliação da Educação Infantil
Entende-se por avaliação o conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e a adequação de sua prática as necessidades do aluno, acompanhamento, orientando, regulando e redirecionando o processo como um todo.
O professor deve observar e registrar o processo de aprendizagem, que se dá de forma processual e gradativa. É importante compartilhar com o aluno o processo de desenvolvimento, fortalecendo a função formativa da avaliação, sem o objetivo somente da promoção, mais o aluno precisa compreender a relação com as notas e entender o “boletim”. Os pais ou familiares devem acompanhar esse processo, sendo informados dos avanços e dificuldades dos filhos, convidados a colaborar com a superação das dificuldades, ressaltando que é necessário o acompanhamento diário da família e participar das reuniões pedagógicas realizadas por etapa e informadas com antecedência.
O ato de avaliar tem, basicamente três passos:
1. Conhecer o nível de desempenho do aluno em forma de constatação da realidade.
2. Comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo educativo (qualificação).
3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
– Para ser aprovado o aluno deverá atingir no mínimo a simbologia ´´OTA´´.
– Serão atribuídas notas de 0 a 10, sendo 7 a média mínima para aprovação.
– Ao final do ano letivo o aluno deverá ter obtido o total de 28(vinte e oito) pontos necessários para a sua aprovação.
– Os alunos deverão realizar suas avaliações conforme o calendário previsto pela escola, mas em caso de falta que o impossibilite de cumprir o aluno terá direito a 2ª chamada.
– O responsável pelo aluno deverá comunicar sua falta à coordenação da escola, preencher requerimento e efetuar o pagamento da taxa da 2ª chamada por cada disciplina.
– A 2ª chamada será realizada após o período da Avaliação Contínua 2, conforme o calendário divulgado no roteiro de estudo.
Recuperação paralela - AC3
Os alunos que não atingirem a média no 1º Semestre, serão orientados a estudar em casa durante uma semana e fazer um listão de férias com 20 atividades por matéria com conteúdos já estudados. O aluno deverá trazer no primeiro dia de aula para a professora avaliar e oferecer uma nota extra.