Educação Fundamental

Nosso Ensino Fundamental se enquadra numa perspectiva integrada e participativa do aluno e objetiva a construção de indivíduos participativos, dinâmicos, críticos, cientes de seus direitos e deveres. Formamos verdadeiros cidadãos para o mundo. Estimulamos nossos alunos a enfrentarem desafios para que possam atuar com sucesso no futuro respeitando sua individualidade, o desenvolvimento pleno de novas competências, habilidades, atitudes que estimulem responsabilidade social e o compromisso com o saber. Um ambiente desafiador é apresentado aos alunos na medida em que eles possam desenvolver seus conhecimentos acadêmicos ampliando sua consciência social. A criatividade e a curiosidade são estimuladas nas diversas formas de conhecer o mundo. Utilizamos aulas multimídias como um apoio pedagógico aos nossos alunos, para que possam ter uma outra forma de aprendizagem. Dinamicamente nossos conteúdos são compartilhados através de um rico material didático selecionado para trazer informações e integrar os alunos a esses conhecimentos e novidades.

English World

Nossos alunos a partir do Infantil III no turno Integral STI terão duas aulas semanais no turno da manhã com uma super equipe de profissionais para tornar ainda mais prazeroso o aprendizado de uma língua estrangeira. Sabemos da importância da língua estrangeira e por isso escolhemos um projeto fantástico Learning Fun que utiliza uma proposta de ensino totalmente voltada para crianças com um material pedagógico repleto de novidades, onde o livro é apenas uma ferramenta.

Mundo Financeiro

Projeto inovador, onde trabalhamos com as crianças a importância de como gerenciar o seu dinheiro, conhecer moedas e cédulas do seu e de outros países, porque devemos economizar, como comprar e com isso eles terão mais responsabilidade com a parte financeira da família. As crianças ganham um cofre no início do projeto e guardam moedas durante o ano para comprar seu brinquedo no Dia das Crianças.

Mundo Maker/Robótica

Nossos alunos a partir do Infantil IV no turno Integral STI terão aula com a Super Geeks. Trabalhamos a coordenação motora, estimulamos a criatividade e o pensamento lógico, além de aprimorar a parte pedagógica. As crianças vivenciam conceitos de energia, ótica, sistema solar, hidráulica, tecnologia e muitos outros.

Projeto Anual Cemf

Abordamos uma temática que interliga conteúdos e datas comemorativas durante o ano inteiro. Esse projeto tem a participação ativa da criança e dos familiares.

Despertando Valores no Mundo

Como Escola Laica, ensinamos as crianças no do dia a dia a respeitar os outros, a não ter preconceito, a ajudar o próximo, a preservar a natureza, a usar as palavras mágicas como “obrigado”, “por favor”, “com licença”, a ouvir opiniões, a fazer críticas construtivas, a ter valores como respeito, amizade, sinceridade e compromisso em suas ações.

Mundo da Leitura

Nosso cantinho de leitura oferece uma programação dinâmica e interativa, com oficinas e convidados especiais (personagens, fantoches e dedoches). Tudo com o objetivo de despertar na criança o interesse pela leitura. Os livros adotados são atuais, atrativos, organizados e limpos, pensando também na saúde das crianças. Realizamos quinzenalmente as sexta-feira a “Ciranda de Livros”, onde a criança leva um livro para casa para ser lido junto com a família, tornando assim a leitura mais prazerosa.

Mestre-Cuca Cemf

Projeto de educação nutricional e receitas culinárias realizadas com as crianças de acordo com a idade. Através do projeto incentivamos uma alimentação mais saudável e melhoramos os hábitos familiares. Convidamos mensalmente os familiares de uma criança para realizar receitas com as crianças, promovendo uma maior interação entre família e Escola.

Mundo Artístico

Contempla a artes, o teatro e a música na rotina diária da criança. Trabalhamos a socialização, a interação, a inibição, a criatividade, a oralidade, a percepção, a inteligência, a coordenação motora, a desenvoltura, o ritmo, a imaginação e outros.

Mundo Psicomotor

Trabalhamos a psicomotricidade com as crianças por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, trabalhando o corpo, a mente, o espaço, o tempo, o raciocínio lógico, o respeito pelo colega, regras, limites etc. Por meio do brincar ela compreende o mundo e a aprendizagem se torna mais prazerosa.

Projeto Gerador CEMF “Curiosos por natureza”

Percebendo em nosso cotidiano os conjuntos de fenômenos naturais e sociais inseparáveis diante dos quais as crianças demonstram interesse e aproveitando a natural curiosidade infantil, o Projeto “Curiosos por Natureza” é um convite à natureza e a todo o encantamento e beleza que ela proporciona. O Projeto representa, por sua peculiaridade, valores fundamentais, pois possibilita a criança vivenciar a natureza de forma concreta, dando asas a sua curiosidade explorando a natureza e suas infinitas possibilidades e visa fomentar a curiosidade natural da criança, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades vivenciais de investigação e de pesquisas, além de estimular a criatividade, desenvolver a autonomia, vivenciar experiências através do método científico, promover a participação de atividades em grupo, ampliar os saberes em diferentes áreas do conhecimento e oferecer brincadeiras que colaborem para a iniciação científica, entre outros.

Projeto de Educação Financeira CEMF

O projeto de Educação Financeira tem como objetivo principal, criar bases para que as crianças possam ter uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. Durante a infância, o dinheiro é para a criança um elemento facilitador, uma mágica que realiza sonhos e traz para as mãos tudo que elas mais almejam. Os pequenos entendem o que é o dinheiro em espécie, as notas e as moedas, mas o cartão é algo ligado muitas vezes à mágica de consumir por consumir. Isso precisa mudar! As crianças precisam entender como são gerados os recursos financeiros da família. Ao mostrar que trabalhamos e depois recebemos o salário, ajudamos os pequenos a entenderem que existe um tempo natural de espera, diminuímos sua ansiedade, desenvolvemos sua autoconfiança e mostramos a dinâmica de geração de recursos. A sustentabilidade pode ser inserida de forma singela na rotina diária. Basta ensinar as crianças a comprar o que precisam na quantidade necessária, sem prejudicar o hoje e o amanhã.

Projeto Valores CEMF

O Projeto Valores visa proporcionar o desenvolvimento de valores essenciais na formação humana e para avida e sociedade. A escola é um ambiente apropriado para o exercício e aprendizado da ética. Nela, além de formar o caráter, os alunos podem trabalhar o respeito, a justiça, solidariedade e sua própria moral. É fundamental aplicar a ética na sala de aula, pois ela está diretamente relacionada às regras estabelecidas por meio de leis, que regulam o modo de vida de uma comunidade. Para conviver em sociedade, respeitando o próximo, é necessário saber o que é ética e, para isso, é necessário um trabalho intenso por parte da escola em paralelo com professores e funcionários a fim de obter resultados positivos no processo educacional, ao melhorar o ambiente de trabalho, a aprendizagem e o desenvolvimento da moralidade nos alunos que, assim, são preparados para viver em sociedade como cidadãos.

Projeto de Leitura CEMF

Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere; é a leitura que proporciona a capacidade. de interpretação, inferência e os mais diversos debates. Toda escola, deve fornecer uma educação de qualidade pautada no incentivo a leitura, pois dessa forma o universo escolar se torna mais informado, crítico e transformador. Ouvir histórias é algo tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades e a narrativa de fatos faz parte da vida da criança, que mesmo bem pequenas já demonstra seu interesse pelas histórias, através de expressões de encantamento, surpresa, medo, alegria, ou imitando algum personagem. É fundamental para a formação da criança que ela ouça histórias desde a mais tenra idade. Com o tempo a criança passa a interagir com as histórias acrescentando suas vivencias através dos recontos enriquecendo seu vocabulário com os mesmos e desenvolvendo também a criatividade e o jogo simbólico. Desta forma propomo-nos a elaborar este projeto de leitura, já que contar ou escutar histórias, desde cedo, contribui de forma significativa para a elaboração do pensamento lógico, enriquecimento do vocabulário, construção da escrita e para o desenvolvimento sócio emocional.

Sistema de Avaliação da Educação Infantil

Entende-se por avaliação o conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e a adequação de sua prática as necessidades do aluno, acompanhamento, orientando, regulando e redirecionando o processo como um todo.
O professor deve observar e registrar o processo de aprendizagem, que se dá de forma processual e gradativa. É importante compartilhar com o aluno o processo de desenvolvimento, fortalecendo a função formativa da avaliação, sem o objetivo somente da promoção, mais o aluno precisa compreender a relação com as notas e entender o “boletim”. Os pais ou familiares devem acompanhar esse processo, sendo informados dos avanços e dificuldades dos filhos, convidados a colaborar com a superação das dificuldades, ressaltando que é necessário o acompanhamento diário da família e participar das reuniões pedagógicas realizadas por etapa e informadas com antecedência.

O ato de avaliar tem, basicamente três passos:
1. Conhecer o nível de desempenho do aluno em forma de constatação da realidade.
2. Comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo educativo (qualificação).
3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.

– Para ser aprovado o aluno deverá atingir no mínimo a simbologia ´´OTA´´.
– Serão atribuídas notas de 0 a 10, sendo 7 a média mínima para aprovação.
– Ao final do ano letivo o aluno deverá ter obtido o total de 28(vinte e oito) pontos necessários para a sua aprovação.
– Os alunos deverão realizar suas avaliações conforme o calendário previsto pela escola, mas em caso de falta que o impossibilite de cumprir o aluno terá direito a 2ª chamada.
– O responsável pelo aluno deverá comunicar sua falta à coordenação da escola, preencher requerimento e efetuar o pagamento da taxa da 2ª chamada por cada disciplina.
– A 2ª chamada será realizada após o período da Avaliação Contínua 2, conforme o calendário divulgado no roteiro de estudo.

Recuperação paralela - AC3

Os alunos que não atingirem a média no 1º Semestre, serão orientados a estudar em casa durante uma semana e fazer um listão de férias com 20 atividades por matéria com conteúdos já estudados. O aluno deverá trazer no primeiro dia de aula para a professora avaliar e oferecer uma nota extra.

Recuperação - AC3

Os alunos que ao final do ano letivo, não atingiram os 28 (vinte e oito) pontos por disciplina, serão orientados a participar dos estudos de recuperação que serão oferecidos aos alunos na escola durante o turno da Manhã. Durante o turno da Tarde o aluno deverá fazer um Td de recuperação com 10 questões diárias por disciplina e deverá entregar no dia seguinte a professora. A avaliação da recuperação acontecerá na segunda semana de recuperação com a mesma média 7 (sete).