Educação Infantil

Nossa Educação Infantil possui uma equipe de profissionais qualificados que atuam como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, visando sempre o desenvolvimento global e harmônico da criança e sua integração social, de acordo com as suas necessidades físicas, psicomotoras, intelectuais e psicológicas, respeitando o pensamento do aluno, estimulando na conquista de sua autonomia, o respeito e o trabalho em grupo. A Educação Infantil está dividida nos seguintes níveis: Infantil I, II, III, IV e V.

Nosso material didático foi cuidadosamente selecionado para atingir de forma ampla os objetivos propostos por nossa diretriz curricular. É um material moderno, onde propõe elaboradas formas de aprendizagem, rico tanto visualmente (recurso importante para a faixa etária destinada), quanto pedagogicamente.

English World

Nossos alunos a partir do Infantil III aprendem uma língua estrangeira por meio de atividades lúdicas, visuais, musicais, divertidas e recheadas de novidades com uma super equipe de profissionais para tornar ainda mais prazeroso o aprendizado. Sabemos da importância da língua estrangeira e por isso escolhemos um projeto fantástico que utiliza uma proposta de ensino totalmente voltada para crianças com um material pedagógico repleto de novidades, onde o livro é apenas uma ferramenta. O mais importante dessa aula é a interação com a professora.

Projeto de Leitura CEMF

Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere; é a leitura que proporciona a capacidade. de interpretação, inferência e os mais diversos debates. Toda escola, deve fornecer uma educação de qualidade pautada no incentivo a leitura, pois dessa forma o universo escolar se torna mais informado, crítico e transformador. Ouvir histórias é algo tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades e a narrativa de fatos faz parte da vida da criança, que mesmo bem pequenas já demonstra seu interesse pelas histórias, através de expressões de encantamento, surpresa, medo, alegria, ou imitando algum personagem. É fundamental para a formação da criança que ela ouça histórias desde a mais tenra idade. Com o tempo a criança passa a interagir com as histórias acrescentando suas vivencias através dos recontos enriquecendo seu vocabulário com os mesmos e desenvolvendo também a criatividade e o jogo simbólico. Desta forma propomo-nos a elaborar este projeto de leitura, já que contar ou escutar histórias, desde cedo, contribui de forma significativa para a elaboração do pensamento lógico, enriquecimento do vocabulário, construção da escrita e para o desenvolvimento sócio emocional.

Mundo Maker/Robótica

Nossos alunos a partir do Infantil IV participam de uma aula de Maker por semana, onde trabalhamos a coordenação motora, estimulamos a criatividade e o pensamento lógico, além de aprimorar a parte pedagógica. As crianças aprendem na prática realmente, o famoso: Mão na massa! As crianças vivenciam conceitos de energia, ótica, sistema solar, hidráulica, tecnologia e muitos outros por meio de experiências práticas.

Projeto Anual Cemf

Abordamos uma temática que interliga conteúdos e datas comemorativas durante o ano inteiro. Esse projeto tem a participação ativa da criança e dos familiares.

Projeto Valores CEMF

O Projeto Valores visa proporcionar o desenvolvimento de valores essenciais na formação humana e para avida e sociedade. A escola é um ambiente apropriado para o exercício e aprendizado da ética. Nela, além de formar o caráter, os alunos podem trabalhar o respeito, a justiça, solidariedade e sua própria moral. É fundamental aplicar a ética na sala de aula, pois ela está diretamente relacionada às regras estabelecidas por meio de leis, que regulam o modo de vida de uma comunidade. Para conviver em sociedade, respeitando o próximo, é necessário saber o que é ética e, para isso, é necessário um trabalho intenso por parte da escola em paralelo com professores e funcionários a fim de obter resultados positivos no processo educacional, ao melhorar o ambiente de trabalho, a aprendizagem e o desenvolvimento da moralidade nos alunos que, assim, são preparados para viver em sociedade como cidadãos.

Mundo da Leitura

Nosso cantinho de leitura oferece uma programação dinâmica e interativa, com oficinas e convidados especiais (personagens, fantoches e dedoches). Tudo com o objetivo de despertar na criança o interesse pela leitura. Os livros adotados são atuais, atrativos, organizados e limpos, pensando também na saúde das crianças. Realizamos quinzenalmente as sexta-feira a “Ciranda de Livros”, onde a criança leva um livro para casa para ser lido junto com a família, tornando assim a leitura mais prazerosa.

Mestre-Cuca Cemf

Projeto de educação nutricional e receitas culinárias realizadas com as crianças de acordo com a idade. Através do projeto incentivamos uma alimentação mais saudável e melhoramos os hábitos familiares. Convidamos mensalmente os familiares de uma criança para realizar receitas com as crianças, promovendo uma maior interação entre família e Escola.

Mundo Artístico

Contempla a artes, o teatro e a música na rotina diária da criança. Trabalhamos a socialização, a interação, a inibição, a criatividade, a oralidade, a percepção, a inteligência, a coordenação motora, a desenvoltura, o ritmo, a imaginação e outros.

Mundo Psicomotor

Trabalhamos a psicomotricidade com as crianças por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, trabalhando o corpo, a mente, o espaço, o tempo, o raciocínio lógico, o respeito pelo colega, regras, limites etc. Por meio do brincar ela compreende o mundo e a aprendizagem se torna mais prazerosa.

Projeto Gerador CEMF “Curiosos por natureza”

Percebendo em nosso cotidiano os conjuntos de fenômenos naturais e sociais inseparáveis diante dos quais as crianças demonstram interesse e aproveitando a natural curiosidade infantil, o Projeto “Curiosos por Natureza” é um convite à natureza e a todo o encantamento e beleza que ela proporciona. O Projeto representa, por sua peculiaridade, valores fundamentais, pois possibilita a criança vivenciar a natureza de forma concreta, dando asas a sua curiosidade explorando a natureza e suas infinitas possibilidades e visa fomentar a curiosidade natural da criança, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades vivenciais de investigação e de pesquisas, além de estimular a criatividade, desenvolver a autonomia, vivenciar experiências através do método científico, promover a participação de atividades em grupo, ampliar os saberes em diferentes áreas do conhecimento e oferecer brincadeiras que colaborem para a iniciação científica, entre outros.

Projeto de Educação Financeira CEMF

O projeto de Educação Financeira tem como objetivo principal, criar bases para que as crianças possam ter uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. Durante a infância, o dinheiro é para a criança um elemento facilitador, uma mágica que realiza sonhos e traz para as mãos tudo que elas mais almejam. Os pequenos entendem o que é o dinheiro em espécie, as notas e as moedas, mas o cartão é algo ligado muitas vezes à mágica de consumir por consumir. Isso precisa mudar! As crianças precisam entender como são gerados os recursos financeiros da família. Ao mostrar que trabalhamos e depois recebemos o salário, ajudamos os pequenos a entenderem que existe um tempo natural de espera, diminuímos sua ansiedade, desenvolvemos sua autoconfiança e mostramos a dinâmica de geração de recursos. A sustentabilidade pode ser inserida de forma singela na rotina diária. Basta ensinar as crianças a comprar o que precisam na quantidade necessária, sem prejudicar o hoje e o amanhã.

AVALIAÇÃO

Entende-se por avaliação o conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e a adequação de sua prática as necessidades da criança, acompanhamento, orientando, regulando e redirecionando o processo como um todo. O professor deve observar e registrar o processo de aprendizagem, que se dá de forma processual e gradativa. O mesmo faz relatórios mensais com observações sobre os avanços, dificuldades, possibilitando uma visão integral, respeitando assim, suas peculiaridades. É importante compartilhar com a criança o processo de desenvolvimento, fortalecendo a função formativa da avaliação, sem o objetivo de promoção, mesmo para acesso ao Ensino Fundamental. Os pais ou familiares devem acompanhar esse processo, sendo informados dos avanços e dificuldades dos filhos, convidados a colaborar com a superação das dificuldades, ressaltando que é necessário o acompanhamento diário da família e participar das reuniões pedagógicas realizadas por etapa e informadas com antecedência. A Educação Infantil é a fase mais importante do ser humano, mais também a mais rápida, então não deixe para amanhã a atenção e o carinho. Oferecer limite e estabelecer regras é uma forma sim de amor. A melhor herança que você deixará para seu filho é a educação!