Educação Infantil

Nossa Educação Infantil conta com uma equipe de profissionais qualificados que atuam como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, focados no desenvolvimento global da criança e sua integração social. Respeitamos a individualidade do aluno, incentivando sua autonomia e trabalho em grupo.

A Educação Infantil é dividida em cinco níveis: Infantil I a V.

O material didático, moderno e visualmente atraente, foi escolhido para atender aos objetivos de nossa diretriz curricular.

Projeto Bilíngue

Nossos alunos a partir do Infantil III aprendem uma língua estrangeira por meio de atividades lúdicas, visuais, musicais, divertidas e recheadas de novidades com uma super equipe de profissionais para tornar ainda mais prazeroso o aprendizado. Sabemos da importância da língua estrangeira e por isso escolhemos um projeto fantástico que utiliza uma proposta de ensino totalmente voltada para crianças com um material pedagógico repleto de novidades, onde o livro é uma das ferramentas de ensino.

Projeto de Leitura CEMF

Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere; é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação, inferência e os mais diversos debates. Oferecemos uma educação de qualidade pautada no incentivo a leitura, pois dessa forma o universo escolar se torna mais informado, crítico e transformador. Ouvir histórias é algo tão prazeroso que desperta o interesse em todas as idades e a narrativa de fatos faz parte da vida da criança, que mesmo bem pequena já demonstra seu interesse pelas histórias, através de expressões de encantamento, surpresa, medo, alegria, ou imitando algum personagem. É fundamental para a formação da criança que ela ouça histórias desde a mais tenra idade. Com o tempo a criança passa a interagir com as histórias acrescentando suas vivencias através dos recontos enriquecendo seu vocabulário com os mesmos e desenvolvendo também a criatividade e o jogo simbólico, contribuindo de forma significativa para a elaboração do pensamento lógico, enriquecimento do vocabulário, construção da escrita e desenvolvimento sócio emocional.

Convidamos mensalmente um familiar para fazer a contação de história com a turma e o mesmo presenteará a sala com um livro, onde todos poderão levar para casa.

fatos faz parte da vida da criança, que mesmo bem pequenas já demonstra seu interesse pelas histórias, através de expressões de encantamento, surpresa, medo, alegria, ou imitando algum personagem. É fundamental para a formação da criança que ela ouça histórias desde a mais tenra idade. Com o tempo a criança passa a interagir com as histórias acrescentando suas vivencias através dos recontos enriquecendo seu vocabulário com os mesmos e desenvolvendo também a criatividade e o jogo simbólico. Desta forma propomo-nos a elaborar este projeto de leitura, já que contar ou escutar histórias, desde cedo, contribui de forma significativa para a elaboração do pensamento lógico, enriquecimento do vocabulário, construção da escrita e para o desenvolvimento sócio emocional.

Mundo Maker/Robótica

A partir do Infantil IV, trabalhamos a coordenação motora, estimulamos a criatividade e o pensamento lógico, além de aprimorar o conhecimento e a parte pedagógica. Aqui acontece o “Mão na massa!”. As crianças vivenciam conceitos de energia, ótica, artes, sistema solar, hidráulica, tecnologia e etc, por meio de experiências práticas.

Projeto Cultural e Gerador

Abordamos uma temática que interliga conteúdos e datas comemorativas durante o ano inteiro. Esse projeto tem a participação ativa da criança e dos familiares.

Percebendo em nosso cotidiano os conjuntos de fenômenos naturais e sociais inseparáveis diante dos quais as crianças demonstram interesse e aproveitando a natural curiosidade infantil, o Projeto “Curiosos por Natureza” é um convite à natureza e a todo o encantamento e beleza que ela proporciona. O Projeto representa, por sua peculiaridade, valores fundamentais, pois possibilita a criança vivenciar a natureza de forma concreta, dando asas a curiosidade, explorando a natureza e suas infinitas possibilidades, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades reais de investigação e pesquisas, além de estimular a criatividade, desenvolver a autonomia, vivenciar experiências através do método científico, promover a participação de atividades em grupo, ampliar os saberes em diferentes áreas do conhecimento, oferecer brincadeiras que colaborem para a iniciação científica, entre outros.

Projeto Valores CEMF

O Projeto Valores visa proporcionar o desenvolvimento de valores essenciais na formação humana e para avida e sociedade. A escola é um ambiente apropriado para o exercício e aprendizado da ética. Nela, além de formar o caráter, os alunos podem trabalhar o respeito, a justiça, solidariedade e sua própria moral. É fundamental aplicar a ética na sala de aula, pois ela está diretamente relacionada às regras estabelecidas por meio de leis, que regulam o modo de vida de uma comunidade. Para conviver em sociedade, respeitando o próximo, é necessário saber o que é ética e, para isso, é necessário um trabalho intenso por parte da escola em paralelo com professores e funcionários a fim de obter resultados positivos no processo educacional, ao melhorar o ambiente de trabalho, a aprendizagem e o desenvolvimento da moralidade nos alunos que, assim, são preparados para viver em sociedade como cidadãos.

Cantinho da Leitura

O Cantinho da Leitura oferece uma programação dinâmica e interativa, com oficinas e convidados especiais (personagens, fantoches e dedoches). Tudo com o objetivo de despertar na criança o interesse pela leitura. Os livros adotados são atuais, atrativos, organizados e limpos, pensando também na saúde das crianças. Realizamos quinzenalmente as sexta-feira a “Ciranda de Livros”, onde a criança leva um livro para casa para ser lido junto com a família, tornando assim a leitura mais prazerosa.

Projeto Mestre-Cuca

Projeto de educação nutricional e receitas culinárias realizadas com as crianças de acordo com a idade. Através do projeto incentivamos uma alimentação saudável e melhoramos os hábitos familiares. Convidamos mensalmente os familiares de uma criança para realizar receitas com a turma, promovendo uma maior interação entre Família & Escola.

Mundo Artístico

Contempla a artes, o teatro e a música na rotina diária da criança. Trabalhamos a socialização, a interação, a inibição, a criatividade, a oralidade, a percepção, a inteligência, a coordenação motora, a desenvoltura, o ritmo, a imaginação e outros.

Psicomotricidade

Trabalhamos a psicomotricidade com as crianças por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, trabalhando o corpo, a mente, o espaço, o tempo, o raciocínio lógico, o respeito pelo colega, regras, limites etc. Por meio do brincar ela compreende o mundo e a aprendizagem se torna mais prazerosa.

Projeto Gerador CEMF “Curiosos por natureza”

Percebendo em nosso cotidiano os conjuntos de fenômenos naturais e sociais inseparáveis diante dos quais as crianças demonstram interesse e aproveitando a natural curiosidade infantil, o Projeto “Curiosos por Natureza” é um convite à natureza e a todo o encantamento e beleza que ela proporciona. O Projeto representa, por sua peculiaridade, valores fundamentais, pois possibilita a criança vivenciar a natureza de forma concreta, dando asas a sua curiosidade explorando a natureza e suas infinitas possibilidades e visa fomentar a curiosidade natural da criança, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades vivenciais de investigação e de pesquisas, além de estimular a criatividade, desenvolver a autonomia, vivenciar experiências através do método científico, promover a participação de atividades em grupo, ampliar os saberes em diferentes áreas do conhecimento e oferecer brincadeiras que colaborem para a iniciação científica, entre outros.

Empreendedorismo e Educação Financeira CEMF

O objetivo principal é motivar os alunos a realizar seus sonhos, usando a criatividade e criando bases para que as crianças possam ter uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. A família colabora explicando como são gerados os recursos financeiros e fortalece as regras que trabalhamos na escola como por exemplo economia, com isso desenvolvemos autoconfiança e mostramos a dinâmica de geração de recursos. A sustentabilidade pode ser inserida de forma singela na rotina diária.

Up do Conhecimento

é uma super novidade do Mundo da Fantasia, é um método de ensino inovador e único, realizado no STI(Sistema de Tempo Integral) a partir do Infantil V, onde além do reforço escolar, intensificamos e evoluímos os conteúdos trabalhamos no turno regular.

AVALIAÇÃO INFANTIL

Entende-se por avaliação o conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e a adequação de sua prática as necessidades da criança, acompanhamento, orientando, regulando e redirecionando o processo como um todo. A professora deve observar e registrar o processo de aprendizagem, que se dá de forma processual e gradativa. A professora elabora relatórios por etapa com observações sobre os avanços, dificuldades, possibilitando uma visão integral, respeitando assim, suas peculiaridades. É importante compartilhar com a criança o processo de desenvolvimento, fortalecendo a função formativa da avaliação, sem o objetivo de promoção, mesmo para acesso ao Ensino Fundamental. A família deve acompanhar esse processo, sendo informada dos avanços e dificuldades dos filhos, convidados a colaborar com a superação das dificuldades, ressaltando a necessidade do acompanhamento diário da família e da participação nas reuniões pedagógicas informadas com antecedência. A Educação Infantil é a fase mais importante do ser humano, mais também a mais rápida, então não deixe para amanhã a atenção e o carinho. Oferecer limite e estabelecer regras é uma forma sim de amor. A melhor herança que você deixará para seu filho é a educação!