Educação Fundamental
Nosso Ensino Fundamental foca na formação de indivíduos dinâmicos, críticos e cientes de seus direitos e deveres. Estimulamos desafios, respeitamos a individualidade e promovemos o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes responsáveis(eu, o outro e o meio) e o compromisso com o saber. Proporcionamos um ambiente desafiador para desenvolvimento acadêmico e ampliação da consciência social, incentivando a criatividade e a curiosidade. Utilizamos aulas multimídias e materiais didáticos selecionados para uma aprendizagem integrada e dinâmica. Realmente temos um ensino mais robusto e complexo, estimulamos nossos alunos a irem além e se superarem. Acompanhar o STI(Sistema de Tempo Integral) requer mais compromisso do aluno e nossa equipe estará sempre a disposição do aluno e da família.
Programa Bilíngue
Nossos alunos aprendem uma língua estrangeira por meio de atividades lúdicas, visuais, musicais, divertidas e recheadas de novidades com uma super equipe de profissionais para tornar ainda mais prazeroso o aprendizado. Sabemos da importância da língua estrangeira e por isso escolhemos um projeto fantástico que utiliza uma proposta de ensino totalmente voltada para facilitar o aprendizado com um material pedagógico repleto de novidades, onde o livro é uma das ferramentas de ensino.
Empreendedorismo e Educação Financeira
O objetivo principal é motivar os alunos a realizar seus sonhos, usando a criatividade e criando bases para que as crianças possam ter uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. A família colabora explicando como são gerados os recursos financeiros e fortalece as regras que trabalhamos na escola como por exemplo economia, com isso desenvolvemos autoconfiança e mostramos a dinâmica de geração de recursos. A sustentabilidade pode ser inserida de forma singela na rotina diária.
Maker
Trabalhamos a coordenação motora, estimulamos a criatividade e o pensamento lógico, além de aprimorar o conhecimento e a parte pedagógica. Aqui acontece o “Mão na massa!”. As crianças vivenciam conceitos de energia, ótica, artes, sistema solar, hidráulica, tecnologia e etc, por meio de experiências práticas.
Projeto Cultural e Gerador
Abordamos uma temática que interliga conteúdos e datas comemorativas durante o ano inteiro. Esse projeto tem a participação ativa da criança e dos familiares.
Percebendo em nosso cotidiano os conjuntos de fenômenos naturais e sociais inseparáveis diante dos quais as crianças demonstram interesse e aproveitando a natural curiosidade infantil, o Projeto “Curiosos por Natureza” é um convite à natureza e a todo o encantamento e beleza que ela proporciona. O Projeto representa, por sua peculiaridade, valores fundamentais, pois possibilita a criança vivenciar a natureza de forma concreta, dando asas a curiosidade, explorando a natureza e suas infinitas possibilidades, oferecendo oportunidades de aprendizagem por meio de atividades reais de investigação e pesquisas, além de estimular a criatividade, desenvolver a autonomia, vivenciar experiências através do método científico, promover a participação de atividades em grupo, ampliar os saberes em diferentes áreas do conhecimento, oferecer brincadeiras que colaborem para a iniciação científica, entre outros.
Despertando Valores no Mundo
Como Escola Laica, ensinamos as crianças no do dia a dia a respeitar os outros, a não ter preconceito, a ajudar o próximo, a preservar a natureza, a usar as palavras mágicas como “obrigado”, “por favor”, “com licença”, a ouvir opiniões, a fazer críticas construtivas, a ter valores como respeito, amizade, sinceridade e compromisso em suas ações.
Mundo da Leitura
Nosso cantinho de leitura oferece uma programação dinâmica e interativa, com oficinas e convidados especiais (personagens, fantoches e dedoches). Tudo com o objetivo de despertar na criança o interesse pela leitura. Os livros adotados são atuais, atrativos, organizados e limpos, pensando também na saúde das crianças. Realizamos quinzenalmente as sexta-feira a “Ciranda de Livros”, onde a criança leva um livro para casa para ser lido junto com a família, tornando assim a leitura mais prazerosa.
Projeto Mestre-Cuca
Projeto de educação nutricional e receitas culinárias realizadas de acordo com a idade. Através do projeto incentivamos uma alimentação saudável e melhoramos os hábitos familiares. Convidamos por etapa um familiar de uma criança para realizar uma receita com a turma, promovendo uma maior interação entre Família & Escola.
Mundo Artístico
Contempla a artes, o teatro e a música na rotina diária. Trabalhamos a socialização, a interação, a inibição, a criatividade, a oralidade, a percepção, a inteligência, a coordenação motora, a desenvoltura, o ritmo, a imaginação e outros.
Psicomotricidade
Trabalhamos a psicomotricidade por meio de atividades e brincadeiras lúdicas, trabalhando o corpo, a mente, o espaço, a lateralidade, o tempo, o raciocínio lógico, o respeito pelo colega, regras, limites etc. Por meio das atividades psocomotoras eles compreendem o mundo e a aprendizagem se torna mais prazerosa e concreta.
Projeto Gerador CEMF “Curiosos por natureza”
Projeto de Educação Financeira CEMF
Projeto Valores CEMF
Projeto de Leitura CEMF
Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere; é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação, inferência e os mais diversos debates. Oferecemos uma educação de qualidade pautada no incentivo a leitura, pois dessa forma o universo escolar se torna mais informado, crítico e transformador. Nossos livros paradidáticos são escolhidos com o objetivo de tornar a leitura nos finais de semana um hábito prazeroso.
Biblioteca
Oferece uma programação mensal, dinâmica e interativa, com oficinas de leitura. Os alunos poderão escolher livros e vivenciar uma leitura lúdica vestidos com fantasiais e acessórios. Também poderão ler livros e conhecer formas diferentes de leitura por meio do tablet e computador.
Sócio-Emocional
O Projeto proporciona o desenvolvimento de valores essenciais e ética na formação humana para a vida e sociedade. Trabalhamos o respeito a si e ao outro, a justiça, a solidariedade, seu caráter e sua moral.
Trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nossos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir.
Em um mundo em intensa e constante transformação, tais habilidades tornam-se tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo, permitindo que nossas crianças sejam protagonistas da própria vida, tenham uma formação cidadã, capacidade de tomar decisões e lidar com os desafios dos novos tempos.
Os alunos percorrem um caminho de descobertas e autoconhecimento, trabalhamos a identidade, autoconhecimento, autocuidado, autogestão das emoções, respeito, empatia, cooperação, trabalho em equipe, responsabilidade, cidadania, liderança e eles elegem por mérito o Líder da Semana.
Baby Fantasy
Esse projeto acontece quinzenalmente na sexta-feira e os alunos levam para casa um mascote com acessórios, que representará seu filho. Eles reproduzirão os cuidados e a rotina com o mascote o mesmo que a família faz com eles. É importante que a família acolha o mascote e relembre com a criança momentos que ela tenha esquecido(alimentação saudável, carinho, cuidado, contação de histórias, passeios…).
Avaliação da Educação Infantil
Entende-se por avaliação o conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições da aprendizagem oferecida e a adequação de sua prática as necessidades do aluno, acompanhamento, orientando, regulando e redirecionando o processo como um todo.
O professor deve observar e registrar o processo de aprendizagem, que se dá de forma processual e gradativa. É importante compartilhar com o aluno o processo de desenvolvimento, fortalecendo a função formativa da avaliação, sem o objetivo somente da promoção, mais o aluno precisa compreender a relação com as notas e entender o “boletim”. Os pais ou familiares devem acompanhar esse processo, sendo informados dos avanços e dificuldades dos filhos, convidados a colaborar com a superação das dificuldades, ressaltando que é necessário o acompanhamento diário da família e participar das reuniões pedagógicas realizadas por etapa e informadas com antecedência.
O ato de avaliar tem, basicamente três passos:
1. Conhecer o nível de desempenho do aluno em forma de constatação da realidade
2. Comparar essa informação com aquilo que é considerado importante no processo educativo (qualificação).
3. Tomar as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.
– Para ser aprovado o aluno deverá atingir no mínimo a simbologia ´´OTA´´.
– Serão atribuídas notas de 0 a 10, sendo 7 a média mínima para aprovação.
– Ao final do ano letivo o aluno deverá ter obtido o total de 28(vinte e oito) pontos necessários para a sua aprovação.
– Os alunos deverão realizar suas avaliações conforme o calendário previsto pela escola, mas em caso de falta que o impossibilite de cumprir o aluno terá direito a 2ª chamada.
– O responsável pelo aluno deverá comunicar sua falta à coordenação da escola, preencher requerimento e efetuar o pagamento da taxa da 2ª chamada por cada disciplina.
– A 2ª chamada será realizada após o período da Avaliação Contínua 2, conforme o calendário divulgado no roteiro de estudo.
Recuperação paralela - AC3
Os alunos que não atingirem a média no 1º Semestre, serão orientados a estudar em casa durante duas semanas por meio um listão de férias com 20 atividades por matéria com conteúdos já estudados. O aluno deverá trazer no primeiro dia de aula para a professora avaliar e oferecer uma nota extra. A avaliação também acontecerá de forma oral realizada pela professora e coordenadora pedagógica.
Recuperação - AC3
Os alunos que ao final do ano letivo, não atingiram os 28 (vinte e oito) pontos por disciplina, serão orientados a participar dos estudos de recuperação que serão oferecidos aos alunos na escola durante o turno da Manhã. Durante o turno da Tarde o aluno deverá fazer um Td de recuperação com 10 questões diárias por disciplina e deverá entregar no dia seguinte a professora. A avaliação da recuperação acontecerá na segunda semana de recuperação com a mesma média 7 (sete).